Curriculum Vitae |Research Interests | List of Publications| Books | Home



 

List of Multidisciplinary Publications of S. J. Formosinho

 

O Dogmatismo no Âmbito das Ciências Experimentais.

S.J. Formosinho, Communio, Ano XVIII, nº 6, 555-567 (2001).

 

A Co-incineração de Resíduos Perigosos.

S.J. Formosinho, Bol. Soc. Port. Quim., nº 81, 24-28 (2001).

 

Desafios a uma Ciência Pós-Moderna.

S. J. Formosinho e M. D. Formosinho, Brotéria,153, 665-682 (2001).

 

Globalização e Sociedade de Informação.

S. J. Fomosinho, em  Globalização, Desenvolvimento-Culturas,  Actas de Colóquio 1999, Sociedade Científica da  Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2001,  págs. 35-47.

 

A Competitividade de Portugal na Educação, na Tecnologia e na Ciência.

S.J. Formosinho, Escola e Família. Educar um Projecto Comum, Colecção «Fé e Educação», Editorial A.O. Braga, Gracos, Cernache (Coimbra), 2000, págs. 17- 44.

 

A Relação entre a Ciência e a Religião num Mundo Pós-moderno

S. J. Formosinho, Didaskalia, 24, 453-472 (1999).

 

Presenças e Ausências da Temporalidade nos Saberes Científicos e na Escola.

S. J. Formosinho, Máthesis, 8, 299-314 (1999).

 

Ciência pura, ciência aplicada e ciência estratégica.

S.J. Formosinho, Actas dos V Cursos Internacionais de Verão de Cascais, Os Limites da  ciência, 3, 97-108 (1999).

 

O “Sistema de Avaliação por Pares” numa ciência em regime estacionário.

S.J. Formosinho, Rev. Port. Filosofia, 54, 511-533 (1998).

 

A Possibilidade de Deus no Universo da Ciência.

S.J. Formosinho, Estudos Teológicos, 2, 405-425 (1998).

 

Posfácio I: A propósito das dificuldades epistemológicas de “O brotar da  Criação”

S.J. Formosinho, Rev. Port. Filosofia, 54, 89-100 (1998).

 

Em Torno da Obra "O Brotar da Criação". Propósitos de um Olhar Dinâmico pela Ciência Contemporânea.

S.J. Formosinho, Rev. Port. Filosofia, 54, 21-33 (1998).

 

A Competitividade de Portugal na Educação e na Ciência.

S.J. Formosinho, Gestão e Desenvolvimento, 5-6, 25-41 (1997).

 

Homenagem a Monsenhor Celso Tavares da Silva.

S.J. Formosinho, Máthesis, 5, 17-21 (1996).

 

Ética na Construção e Divulgação da Ciência. Algumas Reflexões.

S.J. Formosinho, J. Formosinho, em "Ciência e Progresso (Décimo Encontro de Filosofia)", Associação de Professores de Filosofia, Ediliber Gráfica, Coimbra, 1996, págs. 73-81.

 

A Visibilidade da Heterodoxia Científica.

 S.J. Formosinho, Bol. Soc. Port. Quim., 52, 13-14 (1994).

 

O Valor da Heterodoxia Científica e a Necessidade da sua Comunicação.

S.J. Formosinho, CTS (Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade),19/20, 24-30 (1993).

 

O Desenvolvimento da Cinética Química em Portugal.

S.J. Formosinho, em "História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal no Séc. XX", Academia das Ciências de Lisboa, 1992, vol. III, págs. 1419-1453.

 

Radiative and Nonradiative Processes.

H.D. Burrows, A.C. Cardoso, M.G.M. Miguel, S.J. Formosinho, em "A Collection of Experiments for Teaching Photochemistry", Pure Appl. Chem., 64, 1351-1353 (1992).

 

A comunicação da ciência.

S.J. Formosinho, em "A Ciência como Cultura", Imprensa Nacional, Lisboa, 1992, págs. 187-203.

 

Inovação científica. Resistência e mudança.

S.J. Formosinho, em "Química e Sociedade", Soc. Port. Quim., vol. 2, Lisboa, 1991, págs. 81- 109.

 

O ensino da Energia nos currículos dos ensinos básico e secundário.

S.J. Formosinho, em "Colóquio sobre a Energia, Cultura e Escola", APE (ed.), Lisboa, 1991, págs. 37-57.

 

Jean-Auguste Muller um precursor das relações termodinâmicas e extra-termodinâmicas em cinética química.

S.J. Formosinho, Rev. Universidade Coimbra, 35, 137-153 (1989).

 

Juízo dos pares nas ciências da Natureza. Resistência à inovação e mudança.

S.J. Formosinho, CTS (Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade) 10, 42-47 (1989).

 

Reacções químicas.

S.J. Formosinho, Colóquio/Ciências  5, 17-31 (1989).

 

Análise da variação – dois casos estudados.

A.C. Cardoso, M.G.M. Miguel, S.J. Formosinho, Bol. Soc. Port. Quim. 36, 25-28 (1989).

 

A Vida: propósito ou acaso?

S.J. Formosinho, em "Da Vida à Morte", J. Biscaia e W. Oswald (orgs.), Almedina, Coimbra, 1988, págs. 13-39.

 

O ensino individualizado em Química Geral – uma primeira avaliação.

A. C. Cardoso, M.G.M. Miguel, S.J. Formosinho, Bol. Soc. Port. Quim. 32/33, 11-14 (1988).

 

Uma perspectiva heurística para o ensino da química.

S.J. Formosinho, Rev. Port. Quim. 29, 161-183 (1987).